A Federação Internacional de Vôlei anunciou nesta sexta-feira que a modalidade das areias passará por mudanças em 2014. O jogo ficará mais semelhante ao das quadras, já que a ação de bloqueio não será mais contabilizada como um dos três toque permitidos. A medida será adotada em fase de teste e valerá para o Circuito Mundial e para o Grand Slam Final.
Outra alteração valerá apenas para os Mundiais Sub-23 e Sub-21: a recepção terá regra mais flexível, já que poderá ser feita a partir do contato direto dos dedos. Portanto, uma condução ou um contato duplo (dois toques), que antes não eram permitidos nas areias, poderão acontecer, assim como na quadra.
Os testes incluirão análises de vídeos e vão ser usados para coletar informações a respeito do jogo e de seus impactos. A intenção da entidade é realizar os estudos nos próximos meses e submeter a coleta a um grupo de especialistas. Assim, será possivel avaliar os resultados e votar a alteração definitiva no Congresso Mundial da FIVB, entre 31 de outubro e 1 de novembro.
De acordo com o coordenador de arbitragem da CBV, Mario Ferro, há duas possibilidades em caso de aprovação. A entidade mundial pode incluir um adendo no regulamento, de modo que as mudanças passariam a valer nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, ou aguardar para reformular a regra a partir do próximo ciclo olímpico.
- A reformulação da regra é obrigatória a cada ciclo. Por isso, pode ser que, se essa mudança for aprovada a mudança, ela passa a valer para o período ente 2017 a 2020 - disse
0 Comentários