Do outro lado da quadra estavam as temidas bicampeãs olímpicas de vôlei de praia Walsh e May. Mas Juliana e Larissa comprovaram que são as melhores do mundo na atualidade e conquistaram pela terceira vez a etapa de Brasília do Circuito Mundial, a primeira da temporada 2011. Em partida emocionante, as pentacampeãs da competição superaram o forte calor desta sexta na capital federal, venceram por 2 sets a 1, com parciais de 21/16, 15/21 e 15/12, e fizeram a festa da torcida verde-amarela, que lotou a arena montada na Esplanada dos Ministérios. (Confira os melhores momentos da final no vídeo ao lado)
Antes da final, Juliana havia dito que a dupla americana iria forçar o jogo em cima dela. E foi o que aconteceu no início da partida. Mas a parceria brasileira estava concentrada e respondeu com bons ataques no fundo de quadra. Com o jogo equilibrados, as duplas se alternavam no placar e Larissa se desdobrava para segurar as investidas da gigante Walsh, de 1,92m. Com um lindo bloqueio de Juliana, o time brasileiro abriu 10 a 8 e levantou a torcida na arena.
Em vantagem no placar, a dupla brasileira passou a forçar o saque curto em cima de May, que sofria com o forte calor. E a tática deu certo. Após erro infantil na defesa, a bola veio de graça para mais um ponto de Larissa: 14 a 11. Empurrada pela torcida, Juliana e Larissa seguiram abrindo vantagem. Com uma linda cortada na diagonal, Larissa garantiu a vitória no primeiro set: 21 a 16.
No segundo set, embaladas pela vitória no período anterior, as brasileiras começaram na frente. Com uma largada curta, Juliana abriu 5 a 3. A dupla americana equilibrou as ações usando o forte bloqueio de Walsh e forçando o saque em cima de Larissa. A virada deixou o time verde-amarelo desconcentrado e, após alguns vacilos, as brasileiras deixaram as rivais abrirem boa vantagem no placar. No ponto final, Walsh selou a vitória com outro bloqueio: 21 a 15.
Orgulhosas, Juliana e Larissa exibem as suas medalhas pelo título da etapa (Foto: Alfredo Bokel)
O Brasil começou o terceiro set em vantagem, com bela cortada na diagonal. O time americano voltou sem a mesma precisão do segundo set e passou a cometer erros no ataque. Recuando no bloqueio, Juliana ajudava Larissa a defender e a dupla passou a armar boas jogadas. Após rali emocionante, Juliana deu uma largada perto da rede e fez 9 a 6.
Com as campeãs olímpicas em quadra, nenhum jogo está perdido. Walsh e May voltaram a forçar o jogo em cima de Larrisa, empataram o set: em 12 a 12 e calaram a torcida brasileira. Mas Juliana e Larissa colocaram os nervos no lugar, fizeram dois pontos e fecharam a partida com uma nova bola curta. Título, abraço emocionado em quadra e muita festa com a torcida.
- Estava bem quente, mas não iríamos desistir nunca. Lutamos até o final. São oito anos de parceria, sabemos que existe um desgaste natural, mas nessas horas decisivas o que conta mesmo é o entrosamento - disse Larissa, ao final da partida.
0 Comentários