Com o apoio de uma incansável torcida, a Polônia venceu a Alemanha neste sábado por 3 a 1, parciais de 26/24, 28/26, 23/25 e 25/21 e será a adversária do Brasil na final do Mundial Masculino de Vôlei. Mais cedo, os brasileiros venceram a França por 3 sets a 2. Vai ser a revanche tão esperada pelos brasileiros, engasgados com as manobras da organização para favorecer os anfitriões na terceira fase e a derrota na última terça-feira - a única da seleção em toda a competição. E a decisão dos sonhos para os poloneses, que desde o início não escondiam o desejo de uma final contra os atuais tricampeões mundiais.
Após a suada vitória sobre a França por 3 sets a 2, auxiliares de Bernardinho ficaram na Spodek Arena colhendo dados sobre a Polônia para a final. O treinador e os jogadores viram o duelo pela televisão, na concentração brasileira em Katowice. A partida foi muito equilibrada. No primeiro set, a Alemanha começou melhor. Com um bloqueio forte, chegou à primeira parada técnica vencendo por 8 a 4. Mas Zatorski e Drzyzga começaram a crescer em quadra. E a Polônia foi tirando a vantagem. Muito forte fisicamente, a Alemanha passou a errar muito. Mais habilidosos, os poloneses passaram a liderar o primeiro set após quatro pontos seguidos: 19 a 18. As duas seleções ficaram se alternando no placar até a Polônia conseguir fechar o set em 26 a 24.
O segundo set foi polêmico. A Polônia conseguiu abrir uma grande vantagem - 18 a 11 - parecia que iria fechar com facilidade. Mas a Alemanha conseguiu uma recuperação incrível e empatou a parcial em 22 a 22. E os alemães tinham tudo para vencer o segundo set quando o árbitro eslovaco Juraj Mokry marcou uma invasão de Gunthor, que não aconteceu. Naquele momento, a Alemanha vencia por 24 a 23 e fecharia o set com o ponto. Mas o erro da arbitragem empatou o jogo em 24 a 24. Os poloneses aproveitaram e conseguiram vencer o segundo set por 28 a 26 em um ponto de bloqueio.
Veio o terceiro set e parecia que a Polônia fecharia o jogo. Liderava com tranquilidade por 10 a 5 quando começou a recuperação alemã. Forçando o saque e indo para o tudo ou nada, a Alemanha equilibrou, virou e conseguiu vencer o terceiro set por 25 a 23.
A grande decisão será às 15h25 (de Brasília) deste domingo. Antes, às 11h40, França e Alemanha disputam a medalha de bronze.
0 Comentários