Não foram poucas as adversidades enfrentadas pelo Rio de Janeiro na noite desta terça-feira. Torcida contra, bom saque do time adversário e até mesmo o nervosismo com a arbitragem que rendeu expulsão de Fabi do segundo set dificultaram bastante o confronto em Santa Catarina contra o Rio do Sul. Porém, no fim, a superioridade técnica das líderes da Superliga feminina falou mais alto a equipe carioca fechou a partida em 3 sets a 1 (25/22, 25/21, 21/25 e 25/23), mantendo a invencibilidade na competição.
As ponteiras Natália e Gabi foram os principais destaques do Rio de Janeiro na partida, com 20 pontos cada. A central Carol também foi bem, anotando nove pontos - três deles de bloqueio. Pelo lado do Rio do Sul, destaque para a capitã Natiele (15 pontos) e Camila Paracatu (14 pontos).
Com a vitória, o Rio de Janeiro segue com a campanha 100% na temporada - 15 vitórias em 15 partidas. Atual bicampeã, a equipe carioca ocupa a ponta isolada da tabela com 44 pontos, três a mais que o vice-líder Sesi-SP. Já o Rio do Sul continua na 10ª colocação, com dez pontos somados, 11 abaixo da zona de classificação para as quartas de final.
Preciso no ataque e bem defensivamente, o Rio de Janeiro começou a partida dominando as donas da casa: 6 a 2 logo nos primeiros minutos, obrigando o técnico Spencer Lee a pedir tempo. A parada deu resultado e o Rio do Sul anotou dois pontos seguidos e voltou para o jogo. Empurrada pela torcida, a equipe catarinense chegou a passar à frente do placar em duas oportunidades, e manteve o equilíbrio no placar até a reta final da parcial. Porém, com atuações inspiradas das ponteiras Gabi e Natália (responsáveis por 14 pontos no set), o Rio de Janeiro fechou em 25 a 22.
Assim como no set anterior, o Rio de Janeiro começou melhor a segunda parcial, abrindo 4 a 1, forçando Spencer Lee a queimar rapidamente um pedido de tempo. No entanto, a pausa, dessa vez, não surtiu o efeito esperado e, contando com seguidos erros de recepção de Elis, as visitantes seguiram abrindo vantagem: 8 a 3. Alvo claro do saque da equipe carioca, Elis acabou indo para o banco. Com mais precisão no passe, o Rio do Sul conseguiu encostar novamente.
Quando o placar apontava 12 a 9, a arbitragem deu ponto para o time da casa em um ataque de Natália que teria tocado na antena. A marcação gerou muita reclamação das jogadoras do Rio de Janeiro, que rendeu dois cartões vermelhos para Fabi e a expulsão da líbero do set. O nervosismo do time carioca se refletiu em quadra e o Rio do Sul cresceu na partida. Porém, mesmo com a ponteira Amanda improvisada na função de líbero, Gabi e Natália seguiram virando bolas importantes, assim como a central Carol, e o Rio de Janeiro se manter à frente até fechar o set em 25 a 21.
Apesar do retorno de Fabi, o Rio de Janeiro começou o terceiro set em um ritmo um pouco abaixo do que vinha apresentando na partida. Com isso, o Rio do Sul conseguiu abrir vantagem no placar e chegou na primeira parada técnica vencendo 8 a 5. Após a parada, as visitantes voltaram a equilibrar a partida e conseguiram empatar o jogo após bloqueio simples de Gabi: 14 a 14. Porém, o time catarinense se manteve à frente e na reta final da parcial se aproveitou de dois erros defensivos do Rio de Janeiro para abrir três de vantagem: 20 a 17. Com Fofão e Andréia em quadra, as visitantes ainda chegaram a igualar novamente o placar (21 a 21), mas Neneca apareceu bem pelas donas da casa e garantiu a vitória no set por 25 a 21.
Após o susto na parcial anterior, o Rio de Janeiro voltou melhor no quarto set. Gabi e Natália voltaram a ser bastante acionadas e a equipe carioca abriu boa vantagem: 8 a 4. No entanto, empurradas pelos gritos de "eu acredito" da torcida, as meninas do Rio do Sul equilibraram novamente a partida e viraram o placar após bloqueio da argentina Mimi Sosa em Bruna: 13 a 12. Em seguida, as visitantes cometeram três erros seguidos e a partida chegou na segunda parada técnica apontando 16 a 12 para as catarinenses. Quando parecia que a partida iria para o tie-break, o Rio de Janeiro deixou de cometer erros, cresceu no bloqueio e a superioridade técnica falou mais alto. Com um bloqueio de Andréia, as cariocas fecharam a parcial em 25 a 23 e venceram a partida por 3 sets a 1.
Na próxima rodada, o Rio de Janeiro recebe o Minas, em casa, na quinta-feira, às 19h (de Brasília). No mesmo dia, as meninas do Rio do Sul vão até São José dos Campos, em São Paulo, enfrentar as donas da casa às 19h30 (de Brasília).
0 Comentários