A biomecânica é a ciência que estuda o movimento humano através da análise da Física dos sistemas biológicos. Ela pode ser dividida em forças internas e externas. As forças internas são compostas pelas forças musculares, articulares e outras forças, enquanto que as forças externas, constituem-se da força da gravidade, da força de reação no solo e outras. As forças internas relacionam-se com o ato motor e com as cargas mecânicas executadas pelos membros inferiores, representados pelo estresse, resultando no desenvolvimento e crescimento das estruturas do corpo. O conhecimento das forças internas torna-se necessário para:
O aperfeiçoamento da técnica de movimento, assim como, na determinação de cargas excessivas durante as atividades físicas em esportes de alto nível ou em atividades laborais do cotidiano.
Conhecer algumas características do jogo de voleibol torna-se importante para utilizarmos a ciência do movimento, a biomecânica, no voleibol. Num jogo de voleibol acontecem 250 a 300 atos motores, representando-se nos saltos, corridas velozes de curta distância e nos "peixinhos".
O jogo de voleibol possui a integração dos fundamentos do saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
Conhecer a aplicação da biomecânica no voleibol torna-se importante para compreendermos melhor como ocorrem a locomoção e os saltos do voleibol baseado na biomecânica. Algumas dessas informações podem auxiliar na prescrição do treino, na identificação de uma inadequada técnica desportiva e em outras situações.
0 Comentários