O voleibol é um desporto de equipa inventado nos Estados Unidos por William George Morgan em 1895. Ao contrário do que sucede com outros desportos, não existe contacto físico entre os jogadores rivais.
É um esporte bem jogado no nosso país e saber desenvolvê-lo é importante para o aprendizado.
+ de 300 Exercícios de Voleibol
Como desenvolver?
1º encontro: Conhecendo os fundamentos do voleibol.
Encha balões de ar coloridos e esparrame-os pela sala de atividades, antes da oficina, de modo que ao entrar nela, os adolescentes e jovens já comecem, naturalmente, a brincar, rebatendo-os.
Depois de se divertirem um pouco, combine que você irá dar alguns comandos para os movimentos deles, como:
- Rebater as bexigas, sem sair do lugar e sem deixar cair no chão.
- Rebater as bexigas que chegarem, com várias partes do corpo, sem sair do lugar.
- Rebater só com uma parte do corpo: só com as mãos; só com as pernas, só com os joelhos; só com a cabeça, sem sair do lugar.
- Rebater, movimentando-se pela sala: andando, girando, saltitando em um só pé.
E se?
Se ficarem preocupados em estourar as bexigas, tranquilize-os dizendo que há muitas bexigas adicionais.
Quando se cansarem, chame-os para a roda e pergunte com que jogo se parece a brincadeira que fizeram com as bexigas, se conhecem o voleibol, se praticam, onde, quando e com quem, que times e campeonatos já viram jogar. Pergunte sobre as regras mais comuns e proponha que aprofundem um pouco mais o estudo sobre seus fundamentos.
2º encontro: Continuando com os fundamentos e criando adaptações.
No segundo encontro, exemplifique um jogo de voleibol com os alunos mais adaptados ao esporte. Depois, peça para eles indentificarem cada momento do jogo.
Até aí são tratados: a recepção da bola, (manchete), os diferentes tipos de toque, o levantamento da bola, os passes e as cortadas. Retome com eles os conceitos apresentados .
Convide-os a ir para a quadra, a fim de exercitarem, por algum tempo, os fundamentos do voleibol, como proposto no vídeo.
Organize-os, a seguir, em grupos, para pensarem em adaptações do voleibol, com fundamentos e regras, a seu gosto, para eles próprios jogarem. Cada grupo deverá criar uma adaptação.
Depois de 10 min, aproximadamente, abra a roda para socializarem suas produções. Organize com eles, um calendário para praticarem cada uma das adaptações criadas, em oficinas posteriores.
Hora de avaliar
Reúna o grupo para a avaliação da oficina. Pergunte quais foram as aprendizagens novas realizadas, a respeito do voleibol: o que o conteúdo dos vídeos acrescentou ao repertório deles sobre o jogo? Que conceitos e informações consideraram mais importantes? Como perceberam seu corpo em movimento. Foi fácil realizar os movimentos do jogo?
Avalie com eles também como ocorreu a comunicação e a cooperação durante o jogo e o trabalho em equipe.
Voleibol 300+ Exercícios contém um grande conteúdo acerca de treinamentos e exercícios de voleibol, abrangendo todos os fundamentos e gestos técnicos de toque, manchete, saque, bloqueio, ataque, levantamento e defesa, e também os exercícios educativos para corrigir os erros básicos de todo iniciante.
0 Comentários